Limpeza de Metais

7 de setembro de 2021
Inimigos da boa energia

Toda casa tem metais de diferentes tipos e muitas vezes ficamos com dúvidas sobre como limpar cada um deles. Então vamos ver fazer.

Aço inoxidável

O inox risca com facilidade por isso não use esponja de aço.

Para limpar objetos de aço você pode usar:

  • ½ copo de bicarbonato de sódio
  • 2 colheres de sopa de água fervente

Misturar e esfregar com uma esponja. Seque bem para que não formem manchas.

Se ele estiver manchado, antes de tentar remover a mancha, aplique azeite de oliva que as manchas vão sumir.

Para polir e eliminar marcas de calcário, use vinagre de vinho branco puro

Alumínio

Lavar com água e detergente líquido. Secar rapidamente para evitar manchas.

Para eliminar as manchas escuras que ficam no fundo de bules, basta ferver água com cascas de batata crua e um pouco de vinagre.

Se a parte interna das panelas escurecer basta ferver água com limão ou vinagre.

Bronze

O bronze é uma liga de cobre e estanho (ou de alumínio, níquel ou outros metais), e pode ser limpo de várias formas:

  • Água quente com sabão
  • Água quente com vinagre
  • Água com amônia

Enxágue rapidamente com água morna e seque com um pano de lã.

No caso do bronze cinzelado (esverdeado), é possível utilizar uma escova macia para a limpeza utilizando água e suco de limão. Deixe de molho por 15 minutos antes de esfregar. Enxugue bem e dê polimento com pano macio.

Cobre

Para limpar o cobre você vai precisar de substâncias ácidas, por isso o uso do vinagre e do limão são tão comuns.

A primeira opção é salpicar sal sobre a peça a ser limpa e pulverizar com vinagre de vinho branco. Esfregar com esponja do lado não abrasivo, enxaguar e secar.

A segunda opção é espremer suco de limão numa esponja e esfregar a peça. Se preferir você pode esfregar o limão diretamente na peça de cobre.

Ferro esmaltado

Se aparecerem manchas de ferrugem em objetos de ferro esmaltado, ela pode ser eliminada esfregando a parte enferrujada com uma palha de aço. Se o objeto ficar manchado, use suco de limão ou vinagre, misturado com sal ou bicarbonato de sódio.

Ferro fundido

Para limpar o ferro fundido é possível utilizar água e sabão natural ou somente água. Depois de limpo secar bem. Se for uma panela ou chapa de ferro fundido, depois de seca passe um pouco de óleo com um papel toalha e guarde. Isso vai evitar que a comida grude na próxima vez que você for usá-la.

Se não conseguir tirar toda a sujeira somente com água e sabão, faça uma mistura de óleo e sal e esfregue om movimentos circulares. Enxágue bem, passe óleo e guarde.

Se estiver enferrujada, faça uma mistura com 1 litro de água e 1 litro de vinagre de vinho branco e mergulhe a panela ou o objeto por 4 horas, não mais do que isso. Caso ainda tenha algum resíduo de ferrugem após esse tempo, retire com uma escova não metálica.

 Enxague com água morna, seque e passe um pouco de óleo com papel absorvente antes de guardar.

Latão

O latão é uma liga de cobre e zinco e para limpá-lo o limão é super indicado.

Basta fazer uma pasta de suco de limão com bicarbonato de sódio, aplicar na superfície a ser limpa, deixar em repouso por 5 minutos e esfregar com um pano ou esponja. Enxaguar e secar.

Outra opção é misturar sal, farinha de trigo e vinagre e esfregar o latão com essa mistura.

Ouro

Para a limpeza do ouro, você pode usar:

  • Água e vinagre em partes iguais
  • 1 colher de sopa de água, 1 colher de chá de sabão em pó e 1 colher de sopa de álcool
  • 1 colher de chá de sabão líquido e 1 colher de chá de bicarbonato de sódio – faça uma pasta e aplique no objeto
  • Água com suco de limão para limpar joias – deixe de molho durante 1 hora e limpe

Molduras douradas

  • Meio litro de água morna
  • 1 colher de sopa de sabão em pó
  • 1 colher de sopa de amoníaco

Passe a mistura com uma exponha, depois passe um pano úmido e seque

Peltre

É uma liga de metal maleável composta principalmente de estanho, e que contém outros metais. Ele pode ser limpo com água e sabão neutro ou com uma pasta de bicarbonato de sódio, sal e suco de limão. O importante é obter uma consistência cremosa e aplicar sobre a peça.

Prata

A prata é um material muito conhecido e utilizado, mas adquire manchas e arranhões com facilidade além de oxidar se alguns cuidados não forem tomados.

Para a limpeza do dia a dia basta lavar objetos de prata com água quente, detergente sem fosfato e uma esponja macia. Enxaguar bem e enxugar rapidamente com um pano macio. Objetos de prata ou banhados com prata não podem ficar em contato com a água por muito tempo porque podem oxidar.

Se isso acontecer, para remover as manchas provocadas pela oxidação você pode usar uma pasta de bicarbonato com água e esfregar com uma esponja macia sobre os pontos oxidados, com cuidado para não riscar.

Para retirar manchas leves você pode utilizar prática muito comum e popular. Forre a bacia da sua pia ou um recipiente grande com papel alumínio, jogue um pouco de bicarbonato de sódio e sal, encha com água quente e mergulhe seus objetos de prata por algum tempo. Quando perceber que as manchas sumiram, enxague as peças e seque rapidamente.

Não mergulhe nessa mistura peças banhadas em prata ou peças muito antigas, que poderão ser danificadas.

Se as manchas forem mais persistentes, procure um produto específico para limpar pratas num supermercado.

Para limpar joias de prata você pode colocá-las de molho em água morna com algumas gotas de sabão líquido e uma pitada de sal. Mas deixe de molho por pouco tempo. Enxágue e enxugue suas joias.

Aproveite e leia também sobre limpeza de cozinha no meu blog https://oliviamendesfengshui.com.br/limpeza-de-cozinha/

Quer mais dicas sobre como deixar sua casa sempre com uma energia gostosa?

Me siga nas redes sociais e leia meus blogs.

Artigos

Categorias

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tipos de Terreno

Tipos de Terreno

Vamos analisar alguns tipos de terreno de acordo com a ótica do Feng Shui e ver qual é melhor para construir. Com relação à inclinação, um terreno mais plano é sempre a melhor opção. Não é necessário que seja totalmente plano, mas sim que não tenha grandes aclives ou...

ler mais
Cuidados com o terreno

Cuidados com o terreno

Sabia que o Feng Shui aconselha ter alguns cuidados com o terreno antes de definir onde construir um imóvel? Antes de qualquer coisa, é muito importante verificar tudo que existe ao seu redor num raio de aproximadamente 200m 1- Sobre o terreno – É importante entender...

ler mais
Filtros de Energia

Filtros de Energia

Quer fazer filtros de energia simples e eficientes? Os filtros são ótimos para eliminar aquelas energias mais densas que insistem em adentrar nos ambientes, seja por um mal pensamento, uma briga, uma visita inesperada. São muitos os motivos para que ocorram...

ler mais