Limpeza de Cozinha

7 de setembro de 2021
Inimigos da boa energia

Uma das primeiras providencias antes de iniciar as aplicações do Feng Shui é fazer uma super limpeza em todos os ambientes. Mas é uma super limpeza mesmo!

Por isso eu preparei pra você uma série de dicas de como limpar adequadamente cada ambiente e cada coisa.

Hoje eu vou falar sobre a limpeza adequada de uma cozinha e nos próximos vídeos vou falar sobre banheiros, armários, tapetes, cortinas, áreas externas, móveis, livros, quadros, lustres e muito mais. É só entrar no meu canal do Youtube ou me seguir aqui pelo Instagram.

Então vamos lá: Cozinha!

Para o Feng Shui a cozinha é um ambiente muito especial. É nela que você guarda os alimentos e prepara suas refeições, por isso deve estar sempre bem limpa e organizada. Nada de coisas rachadas, quebradas, sem cabos ou desemparceiradas. È na cozinha também que se encontra o fogão, o rei da casa, responsável pela prosperidade financeira dos moradores. Então vamos lá, faxinar essa cozinha e deixar tudo brilhando!

A pia

Nunca deixe sabão em barra ou esponja molhados sobre a pia, mesmo que seja no suporte adequado. Isso é uma porta aberta para a entrada de bactérias. Por isso, após o uso, escorra a água do sabão, esprema bem a esponja e coloque ela para sevar no sol ou ao ar livre.

Com relação àquele paninho que todo mundo tem mania de deixar na pia, a mesma coisa. Eles acumulam milhões de bactérias, por isso, usou-lavou. Você pode deixar o paninho de molho num balde, mas nunca deixe ele úmido ou molhado sobre a pia.

Uma outra forma de limpar sua esponja é colocando de molho por 5 min na água com uma colher de sopa de água sanitária. Passado esse tempo, torça bem e deixe secando em local arejado. Não coloque a esponja em local fechado ou sobre o sabão em barra.  

E assim como a exponha e o sabão, mantenha a pia sempre limpa e seca.

E já que estamos falando da pia vamos ver como limpá-la:

Se ela for de granito sintético, evite usar produtos abrasivo, como os saponáceos, palha de aço ou produtos com cloro como a água sanitária.

Se for de mármore ou de granito, tome muito cuidado com óleo ou água sanitária, porque pode manchá-la.

Já se sua pia for de inox, cuidado com abrasivos como palhas de aço, que podem riscá-la.

Agora, se sua pia entupir você pode usar o velho truque de colocar umas 2 colheres de bicarbonato no ralo e em seguida jogar um copo de vinagre. Isso costuma fazer milagres.

O fogão

Já falamos sobre a pia, então agora vamos falar sobre o fogão:

O melhor é sempre usar produtos mais neutros por isso a dica é usar água morna com bicarbonato e, se necessário, um pouquinho de sabão líquido. A água morna amolece e o bicarbonato desgruda a sujeira, deixando seu fogão limpinho.

Para o forno a dica já é mais complicada porque, em geral, a sujeira está bem mais seca e grudada. Primeiro você vai precisar deixar o forno bem quente e desligar. Em seguida, coloque na parte mais baixa uma panela com água que você já deixou ferver. A água deve estar bem quente. E na parte de cima (na grelha superior do forno), coloque uma vasilha com amônia, que você encontra na farmácia. Eles são parecidos com removedor de esmalte, mas tem um cheiro fortíssimo, por isso não cheire o produto. A amônia vai evaporar e em contato com o vapor da água quente, vai atingir todas as paredes do forno e amolecer a sujeira. Esse processo demora um pouco por isso deixe seu forno de molho de um dia para o outro. Aí é só retirar a sujeira com um pano úmido e sabão neutro.

Forno de micro-ondas

Também fica bem sujo principalmente quando esquecem de colocar a tampa plástica na hora de aquecer a comida. Mas aqui a limpeza é mais fácil. É só você umedecer as paredes e teto do micro-ondas com uma esponja molhada, colocar um copo com água ou água com vinagre e ligar o forno por 4 a 5 min. Pronto, é só passar uma exponha com sabão neutro que seu forno de micro-ondas estará limpinho.

Mas atenção, muito cuidado ao retirar o copo que você aqueceu por 4-5 min porque a água pode “pular” quando você movimentar o copo e te queimar. Por isso é indicado que você coloque alguma coisa dentro do copo, junto com a água, como por exemplo uma colher de plástico, uma tampinha plástica ou alguma outra coisa.

Agora é a vez da geladeira!

Depois de totalmente descongelada e vazia, passe um pano úmido ou esponja (do lado não abrasivo), com detergente neutro. Retire o sabão com outro pano úmido e seque.

Faça uma solução de 50% água e 50% vinagre de maçã e borrife por toda a geladeira, todos os cantinhos, trilhos das prateleiras e borrachas da porta.

Seque com um pano seco ou papel toalha.

Uma outra solução é usar água com bicarbonato de sódio. Você pode diluir de 1 a 2 colheres de sopa em meio litro de água e passar essa solução em toda a parte interna da geladeira.

Para tirar o mau cheiro, além da solução de bicarbonato que você vai usar na limpeza, o indicado é colocar uma vasilha com carvão ativado. Ele absorve todo o mal cheiro em pouco tempo e aí é só você trocar o carvão de tempos em tempos.

Panelas queimadas

Mais uma vez o bicarbonato entra em ação.

Para aquelas panelas queimadas do dia a dia você pode salpicar bicarbonato de sódio com um pouco de detergente líquido, umedecer e deixar de molho. Depois é só lavar.

É claro que estamos falando de panelas que acabaram de queimar ou que queimaram faz pouco tempo. Se o seu caso for de uma panela que está queimado e sendo reutilizada constantemente você provavelmente terá que usar um produto mais forte.

Metais – talheres, torneiras, maçanetas, panelas sem antiaderente

Use saponáceo líquido, ele é mais fácil de usar do que o em pó e deixa tudo limpinho e brilhante.

Armários

Se forem de fórmica ou MDF, basta usar pano úmido com sabão neutro. Se tiverem portas de vidro você pode usar água com sabão neutro, álcool diluído em água ou limpa vidros. Agora se seus armários forem de aço o ideal é limpar com álcool.

Retire tudo de dentro dos armários e faça uma bela limpeza nas prateleiras, parte interna das portas e parte externa. Não esqueça dos puxadores.

Para deixar seus armários perfumados você pode colocar flor de Cravo da Índia em potinhos e colocar nos cantinhos.

Azulejos

Chegamos na pior parte, aquela que deixa todo mundo de cabelo em pé. Os azulejos!

Para limpar a gordura dos azulejos e rejunte você pode utilizar vinagre branco morno. SE a gordura, principalmente dos rejuntes persistir, aí você vai precisar de um produto mais forte, que encontra nos super mercados com o nome de desengordurante. A menos que você queira passar o dia inteiro esfregando os rejuntes. Aplique com um pincel e aguarde alguns minutos para a sujeira amolecer. Depois é só passar um pano úmido.

Agora se mesmo assim ficar manchado ou se você tiver mofo nos rejuntes, você pode aplicar um produto que tenha uma concentração de cloro mais forte do que a água sanitária, que é limpa limo. Com certeza os rejuntes dos azulejos da sua cozinha vão ficar branquinhos!

Pisos

Para os pisos valem as mesmas dicas dadas para os azulejos. A menos que eles sejam de mármore ou algum outro material. Verifique sempre se o piso da sua cozinha é resistente ao cloro.

Para limpar os rejuntes manchados aplique água sanitária e vinagre branco diluídos em água, deixe de molho e esfregue com vassoura ou escova.

Plásticos

Para utensílios de plástico, muito usados principalmente para guardar alimentos, não use nenhum produto ou esponja abrasiva. Se os utensílios ficares riscados poderão acumular alimento e consequentemente bactérias.

E se você perceber que eles ficaram com o cheiro dos alimentos é só deixar de molho em água com bicarbonato de sódio, deixar alguns minutos e enxaguar.

Coifa, depurador e exaustor

Coifa

A coifa suga, filtra e expele o ar para fora da cozinha por meio de tubos de saída. Esses tubos podem ser instalados no teto, em paredes ou forros. A vantagem de ter uma coifa é que, além de eliminar a gordura produzida pela preparação dos alimentos, também recicla o ar da sua cozinha. Em geral requer de um espaço maior do que o utilizado para instalar um depurador ou um exaustor.

Depurador

Esse equipamento já é bem mais compacto e em geral é utilizado em cozinhas menores, como as de apartamento ou onde não exista a possibilidade de instalar os tubos de saída de ar. Ele filtra o ar engordurado e o devolve para o ambiente. Por esse motivo a gordura que é retirada do ar fica presa em um filtro interno. Quanto mais o filtro ficar engordurado, menor será sua potência de sucção, por isso ele deve ser limpo mensalmente ou sempre que você perceber que a sucção está mais fraca.

Exaustor

Esse equipamento em geral é instalado na parede. Ele retira o ar quente que fica na parte mais alta do ambiente e joga para a parte externa do imóvel. Não existe filtragem nesse caso.

Limpeza:

Todos esses aparelhos devem ser limpos mensalmente, para eliminar a gordura acumulada. Tanto a parte externa quanto a parte interna podem ser limpas com água e sabão neutro ou com vinagre branco, que tem o poder de dissolver a gordura. Depois, é só passar um pano úmido e enxugar. Mas, não use vinagre se seu aparelho for de inox porque pode manchar.

Se você tiver um depurador de ar, precisa ver qual é o tipo de filtro. Se for de carvão ativado, deverá ser descartado. Se o filtro for lavável, coloque-o de molho na água quente com detergente por algumas horas para que a gordura se dissolva. Repita a operação até conseguir uma limpeza completa.

Atenção: Sempre desligue os aparelhos da tomada para evitar choques e limpe apenas com pano ou esponja úmidas, nunca molhe demais para evitar curtos.

Aproveite e leia também sobre limpeza de banheiros https://oliviamendesfengshui.com.br/limpeza-de-banheiros/

Quer mais dicas sobre como deixar sua casa sempre com uma energia gostosa?

Me siga nas redes sociais e leia meus blogs.

Artigos

Categorias

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tipos de Terreno

Tipos de Terreno

Vamos analisar alguns tipos de terreno de acordo com a ótica do Feng Shui e ver qual é melhor para construir. Com relação à inclinação, um terreno mais plano é sempre a melhor opção. Não é necessário que seja totalmente plano, mas sim que não tenha grandes aclives ou...

ler mais
Cuidados com o terreno

Cuidados com o terreno

Sabia que o Feng Shui aconselha ter alguns cuidados com o terreno antes de definir onde construir um imóvel? Antes de qualquer coisa, é muito importante verificar tudo que existe ao seu redor num raio de aproximadamente 200m 1- Sobre o terreno – É importante entender...

ler mais
Filtros de Energia

Filtros de Energia

Quer fazer filtros de energia simples e eficientes? Os filtros são ótimos para eliminar aquelas energias mais densas que insistem em adentrar nos ambientes, seja por um mal pensamento, uma briga, uma visita inesperada. São muitos os motivos para que ocorram...

ler mais