Quando a gente lê conteúdos relacionados ao Feng Shui é frequente vermos a citação do termo “Energia Chi”, também chamada de Qi ou Ki, mas nem sempre vemos a explicação do que vem a ser essa energia.
O Chi, em geral chamado de força da vida ou energia vital, atua como uma vibração ou frequência. É uma força cósmica que criou e permeia todo o universo. É algo existente, mas sem forma, que não se explica, e que está em nossas vidas de maneira absolutamente presente.
O Chi é muito mais do que uma simples força física da natureza, é uma energia que flui e que pode ser sentida, mas não medida. Ele existe fora da matéria, como energia primordial e, também se manifesta através da matéria.
É através da nossa mente e da nossa sensibilidade que sentimos o Chi e suas alterações. É ele que anima todos os seres vivos e simplesmente está, em todo e qualquer lugar do universo.
Os seres vivos absorvem o Chi através do sol, do ar, dos alimentos, da água e assim, também o produzem. Sem ele, não existiria a vida. E, assim como alimenta os seres vivos com a vida, também alimenta os ambientes com uma boa energia. Mas, para que isso aconteça, é preciso distribuir corretamente tudo o que existe dentro desses ambientes para que não ocorram bloqueios do Chi ou para que ele não passe muito rapidamente pelos locais.
Só para você ter uma ideia, o Chi já ganhou várias denominações no decorrer do tempo.
Vamos conhecer algumas delas:
- China Chi ou Qi
- Índia Prana
- Rússia Energia Bioplasmática
- Polinésia Maná
- Egito Ka
- Japão Ki
- Países Islâmicos Baraka
- Misticismo Judaico Ruach
- Ocidente Élan vital ou energia vital
E como vivemos no mundo de opostos, com o Chi não é diferente. Podemos dizer que ele pode ser positivo ou negativo.
Sheng Chi: Positivo – Deve ser estimulado.
Local com energia leve, que se move de forma ondular, elementos da natureza como plantas viçosas ou animais saudáveis, organizado. É a energia que alimenta o ambiente de forma positiva e se move lentamente e de forma espiralada.

Sha Chi: Negativo – Deve ser evitado e corrigido. Debilita e destrói os ocupantes dos ambientes.
É a energia que se move em linha reta ou que se estanca, fica presa. Também é a energia apresentada em estruturas e objetos pontudos, com ângulos agudos. Local com energia pesada, pessoas estressadas, conflitos, desordem, falta de cuidado, elementos da natureza com mal aspecto.

E se você já sabe o quer dizer Feng Shui (Feng = Vento e Shui = Água), então é importante entender que o Chi, dentro de um ambiente, se dispersa através do vento e é retido através da água, por isso, controlar a entrada e saída dos ventos (ar) e a fluidez da água é tão importante para manter a harmonia de um espaço.
Para conhecer os inimigos da Energia Chi, acesse meus blogs:
https://oliviamendesfengshui.com.br/inimigos-da-boa-energia-parte-1/
https://oliviamendesfengshui.com.br/inimigos-da-boa-energia-parte-2/
https://oliviamendesfengshui.com.br/inimigos-da-boa-energia-parte-3/
https://oliviamendesfengshui.com.br/inimigos-da-boa-energia-parte-4/
Quer mais informações sobre Feng Shui? Acesse meu blog ou me siga nas redes sociais @oliviamendesfengshui