Elemento Água – Guá do Trabalho
O único Guá que tem a água como elemento regente é o do Trabalho. Mas a água também atua como elemento fortalecedor dos Guás da Família e Prosperidade, cujo elemento é a Madeira.
Por outro lado, a água não deve ser usada nos Guás do Sucesso (fogo), Criatividade e Amigos (metal), afinal, a água apaga o fogo e corrói o metal, de acordo com o ciclo destrutivo dos 5 Elementos.
Veja nesse link como funcionam os três diferentes ciclos dos 5 Elementos https://oliviamendesfengshui.com.br/os-5-elementos/
Vamos ver quais são as características do Elemento Água:
- Momento: planejamento e clareza
- Movimento: descendente, para baixo, para dentro
- Estação: inverno
- Característica: inteligência, sensibilidade, movimento e emoções
- Na medida certa, gera: lucidez, comunicabilidade, clarividência
- Em excesso, gera: timidez, falta de lucidez, egoísmo
- Na falta gera: instabilidade, imoralidade, rancor
- Cor: preto, grafite ou azul marinho
- Forma: assimétrica, ondulada
- Iluminação: indireta
Veja alguns objetos que podem ser usados para representar a água quando você fizer o seu projeto de Feng Shui: Na imagem abaixo você vê um espelho (objetos reflexivo representa a água), uma fonte, flor em água e objetos de vidro.
Aquários, fontes naturais ou piscinas também representam a água. Uma piscina deveria estar, preferencialmente, na frente da casa, onde em geral fica a porta de entrada e portanto o Guá do Trabalho. Se a fonte for de tamanho grande, daquelas que são colocadas em jardins, o ideal é que também estejam na frente da casa. Dessa forma estará ativando não apenas o Guá do Trabalho mas também o Guá da Prosperidade.
Já o aquário, que em geral é de tamanho menor, pode ficar dentro de casa nos Guás do Trabalho, Família ou Prosperidade.
Quer mais informações sobre Feng Shui? Acesse os outros artigos do meu blog ou me siga nas redes sociais @oliviamendesfengshui